Método de controle
Página 1 de 1
Método de controle
Método de controle
Medição externa- O erro de leitura é determinado perpendicularmente à direção longitudinal das superfícies de medição, mediante o emprego de blocos padrão ou seus derivados.
O resultado dessa operação inclui os erros de planeza e de paralelismo das superfícies de medição.
A medição será efetuada em três posições diferentes de comprimento dos medidores, com a mesma força aplicada sobre o cursor.
Além disso, deve se efetuar a verificação num certo número de posições da capacidade de medição e de tal modo que a cada medição individual possam coincidir diferentes traços do nônio. Isso quer dizer que devem ser verificados pontos aleatórios, evitando se concentrar apenas nos valores inteiros da escala, por exemplo 5, 10, 15, 20 etc.
Sempre que possível, devem ser considerados valores intermediários, como 5,25;7 ,8 etc., dependendo da facilidade de montagem dos blocos padrão.
Medição interna - Os erros devem ser verificados com calibradores padrão internos, espaçamento de blocos padrão, micrômetros etc., seguindo o mesmo critério do item anterior.
Paralelismo das superfícies de medição- Deve ser verificado pela apalpação de um certo espaço com blocos padrão ou pinos padrão.
A posição relativa de ambas as superfícies de medição não deverá alterar se, mesmo após a fixação do cursor.
Isso poderá ser confirmado observando, contra a luz, um pequeno espaço deixado entre as superfícies de medição. Esse pequeno espaço não deverá alterar se após a fixação do cursor.
Planeza das superfícies de medição - Emprega se para verificar a planeza, por meio de régua de fio, blocos padrão ou pinos padrão.
att.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos